domingo, 23 de outubro de 2011

Sumo de Laranja, nova fragrância de verão!

Tenho um amigo que em tudo o que se mete é a fundo! Não há travão para ele. A não ser que se esborrache por sua culpa e risco contra a parede. E foi o que aconteceu hoje.
Nas últimas semanas começou a beber desenfreadamente sumos naturais, às mais variadas horas do dia, porque viu uns videos no You Tube de um senhor já com uma certa idade (mais de setenta anos) cuja alimentação é à base de sumos de fruta e de vegetais e que vende uma saúde de ferro e um aspecto incrivelmente jovem! Para além de já ter lido imensos artigos sobre o assunto e de já há muito tempo discutir  e trocar ideias, livros e videos com vários amigos que também são adeptos de praticar uma alimentação mais saudável.
Garanto-vos, quando ele se interessa por um assunto, ele procura todo o tipo de informações para aprender ao máximo e poder falar do assunto que lhe interessa como um verdadeiro expert! Esta busca de informação sobre algo, pode durar meses ou até anos e no auge do seu interesse é vertiginosa! Cursos, revistas, compra tudo o que sirva para praticar o hobbie ou para o ajudar a ganhar conhecimento e sabedoria. Hoje em dia, essa busca é-lhe facilitada pelo I-Pad e pela internet - parece uma formiguinha a laborar sem parar, para armazenar comidinha para o inverno ou no caso dele, informação! Enquanto não se desinteressar, é aprender tudo o que possa. Já foi assim com a fotografia, com o próprio Holandês (enquanto não aprendeu a falar corretamente não se cansou!), com alguns desportos (praticou uma série deles, como vela, snowboard,etc; o mais recente, foi o Golfe), é assim com a arte de cozinhar e desde alguns anos que nutre uma enorme paixão pelos vinhos! Agora começa a ser a alimentação saudável - vegetariana. 
Começou por experimentar as deliciosas receitas de sumos com a Bimby, mas chegou à conclusão que nem todos os frutos com casca ficavam perfeitos em termos de sabor e textura! Lembrou-se então duma máquina de sumos super-sónica que o pai dele comprara há uns tempos e que por agora, já andava esquecida: levou-a para o escritório! A partir daí os seus dias nunca mais foram os mesmos: e sai um sumo de laranja com a casca branca (que faz bem para criar cabelo e é anti-envelhecimento e mais uma série de coisas que ele já leu!). Este é o sumo dos Deuses! Não estivesse o Algarve cheio de laranjas e ele já tinha tomado conta das encomendas que vão para todos os Pingo Doces da zona! E sai um sumo de couve, cenoura e aipo; outro de beterraba, maçã e abóbora; e o delicioso sumo de melancia com casca e tudo!  É de beber e ir à casa de banho uma porção de vezes, porque eu já sou diurética por natureza quanto mais com meio litro de sumo de melancia! Sem esquecer os bróculos e os espinafres! Agora, é que é! Aproveita-se as cascas, que é o que contém mais nutrientes; aproveitam-se as grainhas! Não há desperdícios! O meu amigo pratica a lei de Lavoisier - na natureza nada se perde, tudo se transforma!
Tanto aproveitamento, que hoje culminou numa combustão eléctrica com o estômago às voltas e a fazer barulhinhos de tanta vitamina concentrada, nutrientes aos pontapés e energia a transbordar! Tudo porquê? Porque decidiu simplificar o processo da descasca das laranjas - que sempre requer algum trabalho e precisão - tem de ficar a casca branca! E decidiu despachar o assunto metendo as laranjas inteiras! Claro que para além de o sumo ter ficado amargo - eu nem o provei, mas ele só se desmanchou no final! - passou o dia inteiro a arrotar às malditas laranjas! Mas pior, sempre que me chegava ao pé dele e já a tarde ia a mais de meio, ele só cheirava a laranja! Misturado com o perfume, até parecia uma nova fragrância de verão! 
À noite ainda recebi um sms de sua excelência a rogar já pragas às viçosas e sumarentas laranjas com casquinha e caroços! Continuavam no seu bandulho a fazer uma viagem interminável e sonoramente sumarenta!

Sem comentários:

Enviar um comentário