sábado, 29 de outubro de 2011

As oportunidades...

Estão a imaginar aquele tipo de pessoas que sempre que as encontramos só nos fazem  pensar: deixa-me ver qual vai ser hoje a teoria ou a história que me vai inventar?
Roliço, anafado, bola de carne, óculos pequenos para os olhos demasiado expressivos e vivos, cara redonda, artista da Globo - por acaso, brasileiro! - que saudades do ator “Viva o Gordo!” - é ele!
Nunca seria capaz de fazer dele uma caricatura justa, sem parecer empobrecida.
Hoje a sua teoria era esta: “cada um na sua prateleira, todos têm um preço! E aquele que diz que não tem, é porque ainda ninguém o quis comprar.” 
O mais engraçado nesta personagem é que as teorias que ele apregoa ao longo das conversas, não têm nada que ver com o que se está a falar. É que nem uma fotografia desfocada são. É como se o autor da fotografia nos estivesse a descrever a paisagem de um lago na Irlanda...e nós, estarmos a ver na mesma fotografia os arranha-céus de Nova-Iorque! Sim, sim...Tudo a ver.
Haveriam de ver o ar sério e profundo com que ele desfia as teorias, dando exemplos pessoais, abrindo muito os olhos azuis e repetindo as frases com que personifica as suas ideias. Não é um filósofo. É um mago. E imaginem, com sotaque brasileiro!
E quando uma pessoa já está a pensar: como é que eu saio daqui? Como consigo escapulir-me? Vem a próxima. De rompante. Apagão eléctrico na cidade. Sem tempo para respirar silêncio. Pausa. “Todos temos a óporrtunidádji* da nossa vida - diz - e senão a agarrarmos - e enquanto fala, faz em simultâneo o gesto de agarrar na gordurinha do seu próprio braço (como se a oportunidade estivesse lá!). Continua - “senão a agarrarmos, passamos o resto da vida pensando no momento em que a perdemos.” 
Esbugalhando muito os olhos - sábio, apóstolo - prossegue: “ Sabemos exactamente o momento em que a perdemos.” - auferindo agora um tom trágico, para logo a seguir, dar um encolher de ombros, aliviado: “Mas graças a Deus, eu tenho apanhado todas as óporrtunidádjiis*! Todas! Não posso me queixar.”
E a minha oportunidade - a de me escapulir - quando virá? 
óporrtunidádji* = oportunidade
óporrtunidádjiis* = oportunidades

Sem comentários:

Enviar um comentário